Acredito que você já tenha escutado falar sobre as funções executivas. Mas você sabe quais são elas e qual a função de cada uma?
As funções executivas são importantes habilidades onde nos permite responder adequadamente aos estímulos recebidos, tomar decisões, mudar de planos, ser flexível sempre que houver necessidade.
O desenvolvimento das funções executivas ocorrem durante o crescimento humano, iniciando por volta dos 12 meses de idade, ocorrendo até aproximadamente 20 anos de idade, então ela se estabiliza até alcançarmos a etapa do envelhecimento, quando ela irá entrar em declínio.
Dentre os diversos componentes que fazem parte das funções executivas, os estudos atuais nos apontam três componentes básicos e centrais das funções executivas como primordiais: controle inibitório, memória de trabalho e flexibilidade cognitiva.
Quando falamos em controle inibitório, estamos nos referindo à habilidade do indivíduo de resistir a um novo estímulo e terminar de realizar o que é necessário naquele momento.
Já quando pensamos na memória de trabalho estamos nos referindo na capacidade de reter temporariamente uma informação na mente enquanto trabalhamos com a mesma.
E a flexibilidade cognitiva é a habilidade capaz de mudar a perspectiva, sejam elas visuais – espaciais, de significados, de ideias, de ponto de vista ou de pensamento sobre algo.
As funções executivas são habilidades essenciais para o desenvolvimento pleno do indivíduo.
Sandreli Ghidotti – psicopedagoga.
Referências
- FONSECA ; PRANDO; ZIMMERMANN. Avaliação de linguagem e funções executivas em crianças.Mennon
- SEABRA;DIAS. Avaliação neuropsicológica cognitiva – Atenção e funções executivas. Mennon.