SOBRE A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

A escolha de uma profissão ocorre geralmente ao final do ensino médio, às vésperas do vestibular, e é, na maioria das vezes, marcada por incertezas. Desconforto, tensão e insegurança frequentemente estão presentes nessa etapa da vida de muitos jovens, adolescentes e adultos. Isso porque o processo de definição por uma determinada carreira profissional não é simples e envolve fatores psíquicos, econômicos e culturais.

A primeira escolha tende a tornar-se simbólica da passagem para a vida adulta. O caminho consiste em fornecer ferramentas para que o jovem encontre alternativas próprias que o capacitem a enfrentar a insegurança característica de um mundo com inúmeras possibilidades.

No processo atual, a orientação acontece durante alguns encontros individuais e visa oferecer um trabalho individualizado e focado na história e necessidade de cada sujeito.

Também oferecemos palestras e trabalhos em grupo que propiciam uma reflexão sobre a adolescência, o processo de escolha vocacional, o papel dos pais e professores, bem como o envolvimento destes nesses processos.

Top