Para entendermos melhor é preciso entender o que é o Processamento Auditivo Central – PAC.
O PAC é o modo como nosso sistema nervoso central interpreta tudo aquilo que ouvimos. Nós usamos um conjunto de habilidades auditivas para podermos perceber, localizar, discriminar, interpretar e compreender os sons que ouvimos.
Assim, a inabilidade ou o impedimento de uma ou mais habilidades auditivas, leva a pessoa a ter um Distúrbio do Processamento Auditivo Central, mesmo tendo uma audição normal.
Este distúrbio pode ser provocado por múltiplas causas, sendo as mais conhecidas: por fatores hereditários, crises de otite média na infância, problemas no sistema nervoso central e experiência do mundo sonoro.
Algumas manifestações clínicas apresentadas por pessoas que apresentam DPAC são:
- Dificuldade para compreender a fala em ambiente ruidoso;
- Parece escutar mas não entende o que as outras pessoas falam;
- Se distrai com facilidade;
- Apresenta dificuldade de aprendizagem, com pouca habilidade para ortografia, para leitura ou para fala;
- Cansaço rápido e agitação ao assistir aulas;
- Dificuldade de lembrar o que lhe foi dito;
- Necessidade para pedir para repetir;
- Ansiedade ou estresse quando é preciso ficar atento/escutando.
A dificuldade de concentração provocada pelo distúrbio pode ser facilmente confundida com os transtornos de atenção ou com a falta de interesse por parte da pessoa, por isso, se você apresenta algumas dessas dificuldades, fique atento, você pode estar sofrendo de DPAC, sendo bom investigar!
O profissional que realiza a avaliação e o treinamento auditivo do Processamento Auditivo Central é o fonoaudiólogo. Mas para analisar o caso, conduzir a um diagnóstico ou realizar um planejamento terapêutico, é preciso de uma equipe multidisciplinar.
Caso precise, aqui no SOMA, realizamos a avaliação e o treinamento do PAC e disponibilizamos de uma equipe multidisciplinar para melhor atende-lo!
Fonoaudióloga Lia M. Pegoraro