O uso de celulares e televisões é algo natural para nós, mas quando se trata da utilização dessas telas na infância, é importante termos muito cuidado e saber os danos que isso pode causar para nossas crianças.

Mas, como as telas podem prejudicar meu filho?

Antes da criança completar 13 anos, a exposição a telas pode comprometer sua atenção, comunicação, visão e pode acarretar até em transtornos físicos e mentais.

Isso acontece porque mesmo que o conteúdo seja supervisionado e adequado para a idade, a utilização de telas estimula a diminuição da comunicação, irritabilidade, alteração na fala e sensação de recompensa rápida.

Com limitações, isso pode ser evitado

O excesso da utilização de telas na infância é extremamente perigoso, mas, com a dosagem correta as telas podem chegar a ser benéficas no crescimento.

Mas é importante dizer: nos primeiros 24 meses de vida, é recomendável não ter nenhum tipo de exposição, já que na primeira infância é um período de desenvolvimento muito significante e com a utilização de telas, isso pode afetar o crescimento da criança.

Entre os 3 a 5 anos é recomendado 1 hora de exposição no dia, assim a criança consegue desenvolver outras atividades que não utilizam telas e quando estiverem expostas a elas, saberão melhor como entender os personagens e aplicar no mundo real, aflorando a imaginação.

Dos 6 a 10 anos, a utilização pode ser aumentada para 2 horas e supervisionada para saber o tipo de conteúdo e acesso que sua criança está tendo. Mas, é importante se certificar para não interferir as horas de sono ou de atividades físicas.

O Soma pode te ajudar

O Soma possui atendimento psicopedagogo que conta com profissionais que podem auxiliar e ajudar você e sua criança na adaptação da redução de telas e estimulá-las a aplicar em outras atividades que coincidem com sua idade e desenvolve individualmente nas áreas que mais precisa.

Quer conhecer nossos profissionais e saber mais das vantagens do acompanhamento psicopedagogo? Entre em contato!