Hoje em dia, é difícil imaginar a vida sem computadores, smartphones, eletrônicos em geral, não é? Ainda mais em tempos de pandemia, que nos leva a intensificar o uso por conta do isolamento social necessário. Passamos horas na frente de uma tela para realizar nossos trabalhos, participar de aulas e terapias virtuais, para se comunicar com familiares e amigos, nos distrair com jogos, redes sociais entre outras opções de lazer.
Não há dúvidas de que acabam facilitando algumas atividades do nosso dia-a-dia, mas, se usados com exagero, podem ser prejudiciais à saúde, e quem abusa no uso pode apresentar dores nas mãos e no pescoço, alteração na visão e audição, insônia e transtornos psicológicos.
Hoje vou falar mais da minha área que é sobre a nossa audição. Estamos usando os fones de ouvido constantemente, e a exposição prolongada e excessiva dos sons altos, podem comprometer a saúde dos seus ouvidos e em alguns casos, causar danos permanentes. Os zumbidos e a perda auditiva induzida por ruídos são os mais comuns.
Por isso, é importante conseguirmos utiliza-lo com moderação e de forma consciente, seguem algumas dicas:
- Sempre que possível realize as tarefas sem o fone de ouvido, ou abaixe o volume ou utilize-o até no máximo 60%;
- Não ignore os avisos dos eletrônicos quando sinalizam que o volume está prejudicial;
- Se policie, determine um tempo de exposição;
- Dê pausas entre as atividades, o ideal seria uma hora de descanso auditivo a cada duas horas de exposição direta;
- Higienize os aparelhos e fones de ouvidos, de preferência diariamente;
- Modelos de fones externos são os mais indicados, pois aumentam a distância entre o alto-falante e a membrana timpânica. Modelos com bloqueios de ruídos são melhores ainda;
Para maiores informações sobre a audição nos procure! O Soma possui fonoaudiólogos preparados que podem te ajudar!
Fonoaudióloga Lia M. Pegoraro