Revisar um texto é, praticamente, reescrevê-lo. Na revisão notamos erros que, durante a redação, são obscurecidos pela ênfase ao conteúdo. Mais do que isso: por meio dela temos a oportunidade de rever ideias e conceitos, de acrescentar ou retirar informações.

A revisão, destarte, jamais é dispensável, mesmo quando se planeja bem um texto. Especialmente em textos acadêmicos, como TCCs, artigos, dissertações e teses, ela é crucial, dado que, em geral, estes trabalhos são publicados em meios eletrônicos e nos anais de universidades ou congressos.

Aconselha-se que a revisão seja feita por uma outra pessoa que não aquela que escreve, visto que que está distante o suficiente do texto e é neutro o bastante para criticá-lo. Em geral, essa revisão deve ser feita por mais de uma pessoa “alheia” ao texto. Ela se torna, assim, mais completa e apresenta menor índice de erros. Tal serviço é chamado de “Revisão em pares”.

2015mar18-2

No entanto, se não for possível solicitar a revisão a um profissional da área ou a um colega neutro, aconselha-se que o autor faça a revisão de seu próprio texto após algumas semanas da redação.

A respeito dos pontos que devem ser revisados em um texto, podemos elencar:

Acentuação e ortografia
Para revisar a acentuação e a ortografia deve-se consultar um dicionário e o Novo Acordo Ortográfico. Este último está disponível no site da Academia Brasileira de Letras (www.academia.org).

Pontuação
Especialmente deve-se rever o uso da vírgula, do ponto e vírgula e do ponto final. E, além, explorar os usos dos dois pontos, dos colchetes, das aspas e dos parênteses.

Vocabulário
É preciso verificar o emprego de palavras e expressões, bem como sua função na frase. Além disso, deve-se observar as redundâncias, as repetições desnecessárias e as cacofonias.

2015mar18-3

Concordância
Observar as concordâncias verbal (concordância do verbo com o sujeito em número e pessoa) e nominal (concordância do adjetivo com o substantivo).

Regência
Observar as regências verbal e nominal. Regência é o uso correto das preposições que ligam os verbos e substantivos a seus respectivos complementos. Procure em dicionários especializados se tiver dúvida quanto à regência de um verbo específico.

Tempos e modos verbais
Uso do indicativo ou subjuntivo, presente o passado, gerúndio ou particípio.

Paralelismo sintático e semântico
Manutenção de uma sequência de expressões com estrutura idêntica. No caso do paralelismo sintático, as expressões são termos coordenados do ponto de vista sintático, e no caso do paralelismo semântico, as expressões são simétricas no plano das ideias.

Coesão e Coerência
Busca as articulações gramaticais entre as palavras, as orações e frases para garantir a sequência de eventos.

Formatação ou diagramação
Verificar a fonte, seu tamanho, as margens, o formato da folha e o local da citação e da numeração de página. Cada revista, universidade e empresa adota suas regras em relação à diagramação. Antes de redigir um texto, consulte-as!

É isso, galera! O SOMA e sua equipe também trabalham com a revisão de textos. Consulte-nos para um orçamento: o seu texto ficará ainda melhor!