Os dias atuais são marcados por toda uma complexidade. Como foi exemplificada na postagem sobre o Contraturno, a rotina é agitada e as cobranças estão em todos os lugares e, ainda, tentamos nos manter o mais saudável possível, tanto fisicamente quanto psicologicamente. Entretanto, por mais fortes que sejamos às vezes precisamos de algum auxílio para poder lidar com as questões que nos angustiam. O Soma gostaria, então, de poder ajudá-lo. Para isso, conta com toda uma equipe de terapeutas! Hoje, apresentaremos uma delas, Daniela Raquel Carl, psicóloga.
1- Conte-nos um pouco sobre você, sua formação, interesses da área e há quanto temo está no Soma.
Sou graduada em psicologia há 4 anos pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Desde a graduação, dedico-me à clínica, mais especificamente ao trabalho clínico com adolescentes. A formação de um psicólogo é fundamentada não só no conhecimento teórico, mas sua bagagem e dedicação prática na clínica tem grande importância, o que não necessariamente significa consultório. É possível realizar atendimentos, desde que respeitando a ética, nos mais variados ambientes.
Já a formação além das paredes do consultório, desde o inicio da graduação eu participei de diversos serviços visando atendimentos de saúde mental e adolescência que também abrangiam a clínica com crianças.
No SOMA, estou trabalhando há aproximadamente um ano, com atendimento clínico de crianças, jovens e adultos, focados em problemas de aprendizagem ou não.
2 – Qual é o perfil de paciente que você atende? O que os leva a procurar terapia?
A procura por atendimento psicológico não tem um perfil específico, mas, sim, encontramos um sujeito que sofre por algum motivo. Alguns deles já encontrados e outros a serem descobertos. As demandas de procura por atendimento são as mais variadas: desde depressão, déficit de atenção, ansiedade, pânico até pais que encontram dificuldades em lidar com seus filhos.
3 – Quais são os benefícios para a vida escolar/profissional que ir à terapia pode trazer?
A terapia auxilia na criação de perguntas e respostas novas e criativas para antigos dilemas, indo muito além do autoconhecimento.
4 – Como o atendimento terapêutico funciona no Soma?
O trabalho no SOMA respeita a visão de sujeito como um todo, pois temos uma equipe de variados profissionais que realizam um trabalho procurando o melhor encaminhamento para cada caso.
5 – Qual seria o seu conselho para os leitores que estão em dúvida se vão ou não a uma terapeuta?
Terapia não é uma coisa que todos precisam. A terapia é eficaz e necessária somente quando a um interesse do paciente em encontrar respostas para algo que esta gerando sofrimento ou esteja impossibilitando o sujeito de realizar algo.
O Soma espera poder ajudar você com suas angústias e dúvidas. Caso queira saber mais sobre, envie-nos um e-mail (atendimento@somaeduca.com.br) ou deixe nos comentários. Cuidar de si nunca é demais.