Mal aconteceu a primeira fase da Unicamp e a segunda já está chegando. E esta é a hora decisiva, principalmente porque a Comissão Organizadora do Vestibular Unicamp, a Comvest, deslocou a Redação da primeira para a segunda fase.
A segunda fase será, então, organizada da seguinte maneira:
Dia 11 de janeiro, às 13h00: Prova de Redação (com duas propostas de texto) e Prova de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa;
Dia 12 de janeiro, às 13h00: Prova de Matemática, Prova de História e Prova de Geografia;
Dia 13 de janeiro, às 13h00: Prova de Física, Prova de Química e Prova de Biologia;
Todos os alunos, independentemente de sua opção de curso, devem estar presente em todos os dias e realizar todas as provas. A ausência em qualquer um destes dias elimina o candidato do processo seletivo.
Cada um dos textos da Prova de Redação vale 24 pontos. Já as outras provas são compostas de 6 questões e cada questão vale 4 pontos. Tais pontos são subdivididos em dois itens, a e b, cada um, então, valendo 2 pontos. O tempo mínimo de permanência na prova é de 2 horas e trinta minutos, e o máximo é de quatro horas.
Apesar de o candidato ter de realizar todas as provas, a primeira dica que o SOMA dá é atentar àquelas que possuem peso 2 para o curso desejado. Faça-as com calma e dedique a maior parte do tempo a elas. Contudo, é imprescindível que NENHUMA disciplina seja anulada, ou seja, tenha como nota final o valor de zero. Caso isso aconteça, o candidato será automaticamente eliminado.
Uma boa estratégia é se basear na própria construção da prova. Como se sabe, tradicionalmente o item a tem o grau de dificuldade menor que o item b. Em geral, eles tocam o mesmo assunto, mencionado, então, no enunciado. Por essa razão, é importante que o aluno leia com cuidado o que diz a proposta da questão e anote, na folha de rascunho, todos os itens enlevados.
Um ponto importante a ser destacado, aliás, é a administração do tempo. Cada dia, exceto o primeiro, apresenta 24 questões para resolução em 4 horas. Uma média, portanto, de 10 minutos por questão, 5 minutos por item. Tente não exceder esses 5 minutos na alternativa a, pois a b, sem dúvida, demandará mais tempo do que os esperados 5 minutos.
Como a prova da Unicamp é uma prova de leitura e interpretação, o candidato deve estar muito atento aos enunciados da questão e de seus itens. Em alguns casos, como a prova de Geografia e História, os enunciados chegam mesmo a conter indícios da resposta esperada. Nas provas de exatas e biológicas, gráficos e tabelas são quase que obrigatórios: vejam com cuidado as informações apresentadas e observem bem a escala de medidas ou outra notações utilizadas na legenda. Nas provas de Língua e Literatura Portuguesa, imagens de diversas fontes devem ser exploradas: de jornais, quadrinhos, telas etc. É importante que o aluno saiba fazer a correlação entre o textual e o imagético. Lembre-se: nada do que foi apresentado era apenas uma ilustração, um exemplo! Tente mostrar como esse recurso se integra ao enunciado e como se justifica na resposta.
Em relação às respostas, evite fazer rodeios: a banca espera respostas claras, diretas e sucintas. A capacidade de coesão e coerência do aluno é também avaliada fora da Redação. Mas, cuidado: nas provas de exatas, jamais indique apenas a resposta. Mostre o caminho pelo qual chegou a ela. Aliás, mesmo que você não saiba qual é a resposta, evite deixar o espaço da resolução em branco. Esboce fórmulas, notas, contas que, de alguma forma, revelem que você estudou mas esqueceu daquele item em particular. A banca pode considerar muitas dessas indicações.
O SOMA deseja uma boa prova a todos! Contem conosco!!!