Nos últimos dias, você descreveu a última festa em que esteve? Contou para a sua melhor amiga como foi o seu casamento? Alguém perguntou a sua opinião sobre os problemas do país e você explicou todo o seu ponto de vista? Enviou um e-mail? Então, você estava fazendo uma redação e nem imaginava.
Os vestibulares de todo o país têm, além de suas questões, uma redação. Como ela tem um valor grandíssimo no resultado final do exame, todos os jovens dão o seu melhor para que a vida de universitário se torne realidade. Para alguns, ela é apenas um texto. Para outros, um pesadelo. Contudo, não pode ser ignorada. Sendo assim, o que eles podem fazer?
“Eu não gosto de redação” ou “eu não sou bom em redação” são os principais dizeres dos alunos. Estipulando limitações a si mesmos, eles acabam se desestimulando e encarando cada redação como um desafio além de suas habilidades. Entretanto, para melhor atender nossos alunos, nós nos perguntamos “será que redação é realmente um desafio impossível de ser superado”? “Um dom para poucos”? Desculpe, caro leitor, mas esta não é a verdade.
Como mostramos no início, a redação está presente em diversas esferas de nossa vida e em diversas dimensões desta. Não dissertamos ao tentar explicar aos pais porque devemos ir àquela festa? Ao ver a notícia sobre um grande acontecimento e deixamos nossa opinião em um comentário, não criamos um tipo de artigo de opinião? Então, por que é tão difícil escrever uma redação?
O primeiro ponto é desmistificar a redação e sua dificuldade. Ela não é uma muralha impenetrável, mas uma prática diária. Há, lógico, as questões que os exames pedem em relação às redações (norma culta, respeitar a proposta, etc.), porém, seguir tais regras não é o principal problema encontrado. Logo, não se limite por apenas uma suposta incapacidade. Você consegue escrever uma redação, uma vez que já o faz todo dia!
O segundo ponto é chamar a atenção para uma boa leitura da proposta. Às vezes, a redação está muito bem escrita, só que não condiz com a proposta. Então, ela não será aprovada. A prática da interpretação textual é uma questão para outro texto. Entretanto, chamamos sua atenção para este ponto.
Continua com dúvida? Quer dar o seu melhor nos vestibulares que estão por vir? Então, venha conhecer nosso curso semi-intensivo de redação que o ajudará a se preparar para os maiores vestibulares do país! Qualquer dúvida, você pode nos enviar um e-mail, ligar ou entrar em contato pelas redes sociais!