Um ano termina e outro começa. Mas o que faz desse período de transição, no qual estamos, tão especial?

Diz a filosofia grega que temos três tempos, o Chronos, o tempo linear, o tempo medido pelo relógio, o tempo do nosso cotidiano, o Kairós, o tempo oportuno, o instante da mudança, e o Aion, o tempo de enternidade, o tempo não profano. E o que seria este tempo em que nos dedicamos à família, à solidariedade, aos amigos? É a própria interrupção do Chronos, a ascensão do Kairós em direção ao Aion. É o momento em que deixamos nossas funções enquanto seres sociais, dentro da máquina produtiva que se tornou o mundo, para exaltar o indivíduo despido e desmascarado, o indivíduo em sua pureza Humana.

Por essa razão, o SOMA hoje deseja a todos que este caminho rumo a 2015 seja, então, de fato, o instante em que tudo pode e deve mudar em direção a uma eternidade em que apenas coisas boas figurem. Que o amor, a compaixão, a igualdade emerjam; que o preconceito, as querelas, o egoísmo desapareçam.

Que, ao olhar para o céu, no estourar dos fogos, a luz invada o coração de todos. Que o Outro, ao seu lado, sinta todo o carinho que você tem a oferecer. Sejamos, em 2015, menos “Eu”, mais o “Próximo”. Que possamos somar, dia a dia, à vida de cada um de nossos semelhantes.

2014dez24-2