Anos de estudo, de preparo para o vestibular… e chega o momento da inscrição. Mas, ao ler o manual do vestibulando, ao procurar a tão sonhada profissão, você se depara com o Teste de Habilidades Específicas. Você sabe como ele funciona e o que ele representa em meio ao processo de ingresso à Universidade?
A prova de aptidão, mais conhecida como THE, é mais uma dentre as provas exigidas pelo processo seletivo para alguns cursos de graduação, tais como o de Música, Dança, Artes Cênicas, Educação Física, Design, Artes Plásticas e Visuais e Arquitetura. Como o próprio nome indica, ela serve de instrumento de avaliação de algumas habilidades requeridas pelo profissional da área e a desenvoltura deste em seu futuro meio. Um futuro músico, por exemplo, antes de ingressar na Universidade, deve ter previamente estudado teorias musicais ou dominado algum instrumento. O mesmo vale para o futuro Arquiteto, Designer ou Artista Plástico: o contato anterior com a história da arte e técnicas de desenho se tornam imprescindíveis para o desenvolvimento do aluno durante sua graduação.
Em geral, o THE é aplicado em data diferente à da aplicação corrente do vestibular, antes ou depois das provas “comuns”. Em algumas universidades, ele possui o caráter exclusivo, isto é, ele de fato serve à seleção do aluno, que pode a qualquer momento, independente de seu desempenho nas disciplinas gerais, ser eliminado do processo de ingresso. No entanto, algumas apenas somam a nota do THE à nota final geral do aluno. O ideal é pesquisar as informações acerca da pontuação do THE nos sites e manuais das Universidades em que você pretende ingressar.
Mas ainda nos resta uma pergunta: como se preparar para este tipo de prova? Existem cursos específicos para os THEs? Felizmente, sim! Existem cursos que preparam o aluno em diversos aspectos e desenvolvem ou aperfeiçoam as habilidades requeridas pela graduação almejada. Este é o caso das graduações em Arquitetura e Design, que exigem que o candidato à Universidade domine técnicas de perspectiva, sombra, proporção, que saiba utilizar as ferramentas de desenho, como o compasso, o esquadro, e que tenha noções de cálculo as quais, em geral, espera-se aprender apenas na Universidade. Tal exigência, que não deixa de carregar consigo certa dificuldade, também faz parte do processo seletivo da graduação em Artes Plásticas e Visuais: os candidatos devem conhecer os principais movimentos, obras e artistas da História visual da Arte.
Nesse percurso preparatório para os THEs, o SOMA também pode te ajudar! Agora oferecemos o curso para a prova de Habilidades específicas – Linguagem Arquitetônica e Artes plásticas e visuais, que vai auxiliar o candidato no aprendizado de técnicas de desenho e linguagem visual, no estudo de tópicos e conceitos em História da Arte e na confecção de seu próprio portifólio, por vezes exigido durante o processo seletivo.
O curso terá a duração de quatro meses, com início em outubro e término em janeiro, em um total de 84 horas subdivididas em aulas teóricas (às segundas-feiras, das 18h00 às 19h00) e práticas (às sextas-feiras, das 16h às 18h). Para as aulas práticas, o aluno deve providenciar lápis grafite (HB, 2B, 4B, 6B) e um bloco de papel para desenho no tamanho A3. As turmas serão compostas por, no máximo, 10 alunos.
Não perca essa oportunidade! A Equipe conta com ótimos professores. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: atendimento@somaeduca.com.br ou pelo telefone (19) 3289-3009.