Respondendo rapidamente esta questão, posso dizer que a psicopedagogia é uma área do conhecimento que surgiu a partir da necessidade de compreender a construção do saber pedagógico e educacional do indivíduo, destacando a especificidade desta construção em torno do que é considerado pela sociedade como um saber inapto dentro de um sistema educacional convencional.

            Isso quer dizer  que a psicopedagogia tem por desafio como objeto de estudo a aprendizagem e a relação do sujeito nesse processo, fazendo uso necessário (e indispensável) da contribuição de outras áreas do conhecimento como a psicologia, a sociologia, a antropologia,a linguística, a epistemologia, a fonoaudiologia, a psicanálise, a medicina entre outros que se fazem importantes para questionar e decifrar como se dá o processo de aprendizagem em cada indivíduo.

            Para se compreender o que de fato vem a ser a  ação psicopedagógia, faz-se necessário destacar alguns apontamentos que considero de extrema importancia para melhor discussão e compreensão  desta questão.

            Pensar e abrir espaço para uma discussão sobre a complexidade que envolve a aprendizagem e a educação, assim como, abarcar questões relacionadas ao estilo de aprendizagem de cada um, destacando o significado que se constrói a partir de uma prática que tenta desmestificar o ser humano a partir de um discurso científico único, são apontamentos iniciais que nos remete à uma análise da nossa própria prática pedagógica: Como aprendemos? Como ensinamos? Como fazer isso funcionar de maneira recíproca? O quê apredemos com cada processo de aprendizagem? Como articular familia – escola – sociedade?

            Esses apontamentos deve nos levar a investigar os novos sentidos que se desenham em torno do compromisso de praticar a educação e não e tão somente em torno de um discurso meramente clínico e patologizante.

            Pois é a partir dessas reflexões, que recorremos ao sentido da prática psicopedagógica e de que maneira podemos perceber seus efeitos no processo educacional.

            A psicopedagogia, sengundo Rubinstein (1999), entendida como disciplina que estuda e trabalha com as aprendizagens humanas, oferece um campo amplo de intervenções por validar o processo humano de aprendizagem como algo complexo, envolvendo multiplos fatores e desafios que nos leva a questionar condutas precisas  e formais, nos convidando a construir um espaço de possibilidades de aprendizado.

            Decifrar como acontece o processo de construção do conhecimento, investigar e, cuidadosamente, identificar os pontos que podem estar perturbando a aprendizagem, buscar a melhor maneira “subjetiva” de atuar neste processo particular e próprio de cada, propiciar estratégias e instrumentos que possibilitem não apenas o facilitar o aprendizado, mas principalmente, sentir-se convidado a fazer parte constante de toda circunstância de se fazer aprendiz; são instrumentos de um saber psicopedagógico que nos remete à estrutura particular necessária para o funcionamento do aprendizado.

            Isso significa que a intervenção psicopedagógica se faz necessária quando há uma emergência em apostar na possibiliade de resgatar o desejo de saber que existe no sujeito e que por diversas razões não necessariamente está presente no momento. Ou seja : “a  meta do psicopedagogo é ajudar aquele que, por diferentes razões, não consegue aprender formal ou informalmente, para que consiga não apenas interesar-se por aprender, mas adiquirir ou desenvolver habilidades necessárias para tanto”  (RUBINSTEIN, 1999, p.25).

            E isso também diz respeito a todos os envolvidos neste processo de ensino e aprendizagem. O psicopedagogo tem por desafio e compromisso de entender e atender à flexibilidade do aprender, às condições estruturais e materiais da escola como um todo, a reflexão dos “nossos” erros, a participação e a compreensão da família diante das diversas formas de se aprender; enfim, tudo isso torna o psicopedagogo um profissional capacitado em buscar no âmbito da escola e da sociedade ações e possibilidades que realmente signifiquem o ensino em sua qualidade de expressões e de compreensão deste processo tão complexo mas, que deve ser acessível à todos.

Samira Germano.

psicopedagoga

Bibliografia:

RUBINSTEIN, Edith. Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. In: Da reeducação para a psicopedagogia, um caminhar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.