A mitose é o processo de divisão celular pelo qual uma célula origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos. Ocorre nos eucariontes e é importante no crescimento do organismo e na regeneração de tecido dos multicelulares.
Antes da mitose, a célula permanece em interfase, período que ocorre a duplicação do material genético, para depois começar a divisão propriamente dita. A mitose é detalhada em quatro etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Prófase -> Nesta etapa o material genético, já duplicado na interfase, começa a se condensar formando os cromossomos. Cada cromossomo duplicado é formado por dois filamentos cromossômicos idênticos, denominados cromátides-irmãs, que permanecem unidas pelos centrômeros. Durante a prófase o nucléolo vai se tornando menos evidente, até desaparecer e ocorre a desintegração da carioteca (envoltório nuclear). Em torno do núcleo, organiza-se um conjunto de fibras (microtúbulos) originadas a partir centrossomos, o fuso mitótico.
Metáfase -> Fase de máxima condensação dos cromossomos. As fibras do fuso orientam o deslocamento dos cromossomos em direção ao centro da célula, formando a chamada placa equatorial ou placa metafásica.
Anáfase->Durante a anáfase ocorre a separação das cromátides irmãs, migrando cada cromátide irmã em direção aos polos opostos da célula. Quando atingem essa região, termina a anáfase.
Telófase-> Na última fase da mitose, os cromossomos se descondensam, as fibras do fuso desaparecem e o nucléolo e a carioteca são reorganizados. Por fim, ocorre a citocinese (individualização do citoplasma em duas células-filhas).
Referencias:
LOPES, S.; ROSSO, S. Biologia. Volume único. São Paulo: Editora Saraiva, 2009.
Imagens: http://www.ciclocelular.com.br/.