Os problemas mais recorrentes na fala da criança são as trocas, omissões, acréscimos e distorções dos sons dos fonemas.

O transtorno fonológico é uma dificuldade na fala na qual se caracteriza pela desorganização dos sons produzidos, não havendo comprometimentos orgânicos que possam afetar nesta produção. A criança consegue emitir os sons da fala, porém, apresenta trocas na sua emissão.

As alterações podem ser também de aspectos fonéticos, no qual tem um comprometimento motor de causa orgânica, como frênulo lingual curto, mais conhecido como língua presa, perda ou má oclusão dos dentes, hipotonia da língua, dos lábios e das bochechas entre outros que podem alterar o som dos fonemas no momento da produção.

E em alguns casos podem aparecer as duas dificuldades associadas, quando a criança apresenta dificuldade motora e de compreensão dos fonemas durante a fala.

Estas dificuldades apresentadas por estas crianças, acabam incluindo em alguns casos a gagueira, que é um problema na fluência da fala, no discurso da criança, que acaba apresentando repetições excessivas, geralmente na parte inicial ou apenas em um fonema da palavra, o que é muito comum em crianças pequenas até os 3 anos, essa gagueira tende a desaparecer com o crescimento da criança, caso estas características permaneçam é importante serem tratadas.

Outro problema é a apraxia, que é um problema no movimento adequado dos músculos ou estruturas orais necessárias para falar, dificultando a produção e a imitação dos sons da fala de forma adequada.

Tem crianças que apresentam a fala desordenada que apresentam alterações no ritmo, causando pausas inesperadas e aumento de velocidades da fala que atrapalham na compreensão, e isso dificulta muito a criança na hora em que tentam se expressar.

Como existem diferentes tipos de alterações na fala e essas alterações implicam na comunicação social e em muitas vezes acabam interferindo na aquisição da leitura/escrita, comprometendo assim o rendimento escolar, é aconselhável que procurem um fonoaudiólogo quando existir uma suspeita. O quanto antes for diagnosticado e trabalhado melhor é o resultado.

Segue algumas dicas que podem ajudar na melhora dos problemas de fala na infância:

–  evitar pedir para a criança repetir várias vezes a mesma palavra, desta forma você pode estar passando para ela uma imagem negativa de si mesma;

– não recriminar a criança quando ela falar errado, pedindo que ela fale direito, apenas peça de uma forma calma e tranquila que ela repita;

– evite tratar a criança como um bebê, fale o nome correto das coisas, como por exemplo, “olha o cachorro” e não “olha o au au”;

– quando a criança falar errado, dê um retorno a ela emitindo a palavra corretamente sem chamar a atenção dela;

– mostre para a criança que ela vive em um ambiente em que ela pode aprender a falar sem ser recriminada na hora dos erros, estimulando ela a falar.

 


Fga. Lia Mayra Pegoraro