Um resumo é a síntese do conteúdo de um texto. Mas mais do que sintetizar, um resumo deve transmitir a ideia do texto original, deve reunir, de maneira concisa e coerente, suas principais ideias e informações. Deve convencer, também, o seu interlocutor, e nele provocar o interesse pela leitura do original. No entanto, apesar de instigar a atenção para o texto-fonte, o resumo deve ser claro e completo o suficiente para que o interlocutor, caso queira, dispense sua leitura.

2015mai20-2

Um resumo ligado às Humanas estrutura-se basicamente em torno dos mesmos pontos acima mencionados, porém tais pontos são mais flexíveis e podem, por vezes, não constar na redação:
1. Contextualização
2. Objetivos da pesquisa / Intenção do texto
3. Metodologia / percurso de leitura
4. Resultados
5. Conclusão

E atenção: um resumo jamais refletirá uma opinião pessoal. É vetado, destarte, o uso da primeira pessoa do singular ou do plural, bem como fórmulas do tipo “eu acho”, “eu acredito”, “eu penso”. O resumo é um texto formal e bastante neutro, impessoal. Nada além do que constar no texto original, nenhuma opinião ou crítica deve aparecer no resumo.

Para a confecção de um bom resumo, alguns passos devem ser seguidos. O primeiro e mais importante deles é a seleção de informações. Um texto deve ser bem lido, compreendido e analisado com cuidado. As ideias principais devem ser destacadas e o conteúdo identificado. Uma boa maneira de se fazer esta seleção é separar as ideias primárias das secundárias em colunas, sempre respeitando a ordem de apresentação no texto original. Selecionar palavras-chave que se relacionam diretamente com o conteúdo também nos auxilia. Nesse processo, os argumentos e o plano geral devem ser igualmente enlevados. Observe as partes que compõem a estrutura do texto e o que cada uma delas traz como informação ao leitor. Faça perguntas: qual é o tema principal? Quais as ramificações que surgem a partir dele? Qual é o objetivo do autor? Quais são as conclusões a que ele chegou? Quais os argumentos e exemplos utilizados?

2015mai20-3

A partir delas, o resumo é mais facilmente estruturado. E, não se esqueçam: um bom resumo pode ajudar muito no momento de revisão antes de grandes exames e mesmo no processo de escrita de monografias ou TCCs ;D