O ano de 2020 tem sido muito atípico, todos tivemos que reinventar a rotina, fazer adaptações. Para alguns, sobra tempo, mas para a maioria das pessoas a vida se tornou mais corrida com acúmulos de funções que sobrecarregam o dia a dia.

Mas vale destacar, para aqueles que tem filhos pequenos, a importância de continuar estimulando a fala e a linguagem para a manutenção do processo de aprendizagem.

Para os pequenos, o vínculo com a família é onde começa as trocas e as experiencias de socialização e o ambiente doméstico é um lugar que pode proporcionar diferentes vivencias que vão ajudar no desenvolvimento da fala e da linguagem.

No nosso dia a dia temos várias oportunidades para estimulá-los, principalmente nas atividades de rotina, onde temos contato com todos os estímulos (sensoriais, visuais, olfativos e auditivos).

Peçam a ajuda deles em algumas dessas atividades, como por exemplo, molhar as plantas, nesse momento estimulem a nomeação das cores, das plantas, dos formatos, vocês podem pedir para sentirem os cheiros, se atentarem ao barulho da água caindo, se tiverem oportunidade, coloquem a “mão na massa”, o contato com a terra, pedras, areias, folhas, água, também estimulam  a sensibilidade tátil.

Outro lugar bom para fazer essas estimulações é na cozinha, durante a produção de um prato, estimulem as cores, as consistências, as formas, o tamanho, o peso dos alimentos, peçam que sintam o cheiro, experimentem os sabores.

O mesmo acontece na hora do banho, estimulem a nomeação das partes do corpo, cantem juntos no chuveiro, além de estimular os sentidos como falamos acima.

É muito importante que criemos situações que estimulem eles a iniciarem a interação e que realizem escolhas. Faça uso dos gestos, mímicas faciais, frases curtas e simples para que eles usem como modelo.

Espero que tenham gostado das dicas e se quiserem saber mais como estimular a fala e a linguagem dos seus filhos, procurem um fonoaudiólogo, pois somos os profissionais capacitados para te orientar.

O Soma possui fonoaudiólogos preparados que podem te ajudar!

Fonoaudióloga Lia M. Pegoraro