O debate sobre a importância da lição de casa é antigo, e apesar de professores e pais concordarem com a relevância destas atividades, muitos alunos ainda consideram o dever de casa como uma obrigação nada prazerosa. Assim, atritos entre pais, filhos/alunos e professores a respeito do dever de casa são comuns. Mas a lição de casa é realmente importante para um aprendizado efetivo e melhor desempenho escolar?
As pesquisas em neurociência cognitiva, a ciência da aprendizagem e educação, nos diz que sim.
Vamos pensar em atividades que as crianças fazem espontaneamente sem considerá-las perda de tempo: praticar esportes ou jogar vídeo game.
Quando uma criança treina várias vezes por semana um esporte de sua escolha, ou pratica diariamente por horas seu vídeo game favorito, melhora seus reflexos, amplia sua capacidade de inovar jogadas, reconhece as táticas usadas por seus oponentes e desenvolve a capacidade de antecipar jogadas de seus adversários. Ao praticar jogadas no esporte ou no vídeo game, a criança automatiza procedimentos e se prepara para as próximas fases, que crescem em dificuldade e complexidade. Somente assim ela será capaz de melhorar seu desempenho no esporte ou vencer as diferentes fases e evoluir no jogo.
Então porque seria diferente no processo de aprendizagem das letras, das palavras, dos números?
Na tarefa de casa a criança tem a oportunidade de rever os diversos assuntos trabalhados em classe no seu próprio ritmo, observar detalhes, refletir sobre os pontos mais difíceis, levantar e testar suas hipóteses para solucionar os mais diversos problemas. Todos estes processos são fundamentais para que o aprendizado ocorra.
Aprender é sinônimo de memorizar. Para um aprendizado efetivo, é preciso que as informações captadas pela memória de curto prazo sejam armazenadas na memória de longo prazo. Ou seja, o conteúdo ao que o aluno é exposto durante as aulas é capitado pela memória de curto prazo e caso não seja praticado, terá poucas chances de ser armazenado na memória de longo prazo, aprendido. Deste modo, quanto maior for a exposição da criança ao assunto estudado, maiores as chances de que estas informações sejam memorizadas/aprendidas.
Aprender é um processo complexo ao qual estamos todos expostos diária e continuamente. O aprendizado que começa na sala de aula através dos conteúdos dos livros e das aulas precisa ter continuidade na tarefa de casa. Somente deste modo, o aluno terá condições de praticar o conteúdo trabalhado e consequentemente avançar para as próximas fases do seu aprendizado.