Sabemos que o cenário de pandemia tem trazido mudanças nas rotinas de muitas famílias, mas quais serão os impactos deste período para o desenvolvimento das crianças?
O medo, o stress, a insegurança e as incertezas que afetam as famílias impactam também os menores, que compartilham deste ambiente. Listamos alguns destes impactos para a saúde mental e pedagógica da criança:
– Aumento da ansiedade, do medo e do pânico no ambiente familiar, devido à falta de previsibilidade da normalidade;
– Aumento dos fatores de risco, como violência, desnutrição ou obesidade, conflitos familiares e instabilidade financeira;
– Defasagem de habilidades sociais, motoras, pedagógicas ou cognitivas, devido à falta de estimulação adequada e significativa;
– Excesso de uso de telas digitais, que pode causar maior agitação, dificuldades para dormir e socializar, irritabilidade e dificuldades de atenção e concentração.
Nesse momento histórico que vivemos, é de extrema importância o acolhimento e a orientação de profissionais da área da saúde e educação, como psicopedagogos e psicólogos. O acompanhamento e a intervenção correta podem minimizar os efeitos negativos do período de pandemia.
Baseado no artigo: “Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia Covid-19 no desenvolvimento infantil”.
Maria Carolina Costa
Pedagoga – UNESP/FCLAr.
Psicopedagoga – HC-FMRP/USP.
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação – FE/Unicamp.