• Fichas de resumo

Escreva resumos contendo os principais conceitos da Física: cinemática escalar e vetorial, calor e termodinâmica, ondas, óptica geométrica, eletrostática, eletricidade e magnetismo. Não se esqueça da física moderna.

 

  • Não decore fórmulas

Não é necessário perder tempo decorando as fórmulas. Resolvendo diversos exercícios sobre um tema, você acabará decorando a formula de uma forma mais eficiente, aplicando-a diretamente na resolução.

Ao resolver a questão, analise se o valor da grandeza obtida na resposta é condizente com as unidades de medida informadas no problema.

 

  • Faça exercícios de dificuldades variadas

Inicie por problemas mais fáceis, incluindo os já resolvidos para entender a aplicação dos conceitos físicos envolvidos e a estrutura de resolução utilizada. Em seguida, escolha questões que exijam apenas a aplicação direta de um conceito e/ou fórmula. Siga para questões medianas, nas quais é exigida a interpretação do enunciado em conjunto com a aplicação do conceito e/ou fórmula. Finalmente, resolva problemas que peçam a compreensão do contexto apresentado no enunciado juntamente com a aplicação de mais de uma área da Física para a resolução.

 

  • Esqueça a calculadora

Evite usar a calculadora para resolver os problemas enquanto estuda. É importante que você adquira agilidade no cálculo e que perceba as possibilidades de simplificação de resposta. As chances de errar contas e trocar números também diminuem quando você abandona a calculadora,

 

  • Ajude os amigos

Explicar exercícios e estudar em grupo é uma ótima forma de consolidar seu conhecimento.