Certa vez um aluno foi instigado a responder com suas palavras o que é evolução. O mesmo com toda certeza do mundo inferiu ao professor que evolução era “quando os seres vivos viravam uma coisa melhor”, mas isso está certo?
A evolução não se trata de uma mudança capaz de ser mensurada em um curto período de tempo, ela ocorre o tempo todo e é imparcial. Ela pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de populações ao longo do tempo. Isso nos traz a informação de que não existe ser mais evoluído do que outro, todos os seres participam desse grande espetáculo, não existem grandes protagonistas, todos os seres compartilham os mesmos mecanismos evolutivos. Entre esses mecanismos vale salientar o mais importante deles, a Seleção Natural, mecanismo evolutivo figurado pelo grande naturalista Charles Darwin, que diz que a natureza atua de modo a selecionar as modificações benéficas ao ser vivo que as possui, fazendo com que o mesmo obtenha vantagem diante de outros indivíduos de nicho e habitat parecidos.
Esse grande espetáculo, definido pelo escritor Richard Dawkins como o maior espetáculo da Terra, continua a ocorrer e é responsável pela perpetuação e ramificação da vida. Permanecemos ávidos por compreender esse espetáculo e como compreendê-lo por inteiro, enquanto meros coadjuvantes.

Prof: Leonardo Ribeiro