Compreensão é a capacidade de transformar palavras escritas em imagens mentais e/ou ideias organizadas que permitem compreender a situação de mundo a que o texto se refere (KINTSCH E VAN DIJK, 1978; KINTSCH, 1988).
A compreensão da leitura depende da integração de várias habilidades cognitivas, como a linguagem oral, desenvolvimento do vocabulário, reconhecer e extrair o significado das palavras, expressar e organizar as ideias tanto na forma oral como na escrita, monitorar a compreensão, memória, conhecimento sintático e da estrutura do texto, e associar com os conhecimentos de mundo já vivenciadas pelo leitor.
Alterações nestas habilidades faz com que o leitor apresente dificuldades como desconhecimento do significado de uma palavra relevante no texto, se perde na reflexão entre as ideias da frase, e as ideia entre as frases, não sabendo assim o que o texto quer dizer, não percebe o texto como um todo, relacionar o que o texto propõe com a sua vivencia de mundo, as vezes nem percebe que não entendeu o texto, ou parte dele, não sabe o que fazer quando percebe que não entendeu, e assim consequentemente não consegue responder as perguntas feitas no final da leitura.
É importante procurar um Fonoaudiólogo para avaliar e ajudar a resolver este problema!

FONOAUDIÓLOGA

LIA M. PEGORARO