Dando continuidade à nossa temática do mês, a qual aborda as diferentes técnicas de estudo, hoje o SOMA trará algumas estratégias de otimização da leitura.

Em geral, somos alfabetizados entre os 3 e 7 anos, período em que aprendemos a ler e a escrever. Contudo, o nível de leitura, conforme o aprendizado de novos gêneros e vocábulos, evolui. Ele jamais permanece o mesmo, e cabe a nós, leitores, avançarmos e superarmos nossas capacidades.

De fato, um adulto normal costuma ler mais de 200 palavras por minuto, enquanto que um estudante universitário lê 325 palavras, número, por sua vez, inferior ao dos professores de grandes universidades ou grandes executivos.

Ora, se é possível melhorar estes números, por que não fazê-lo? Por essa razão indicamos algumas técnicas bastante importantes quando o que se pretende é ler e compreender em um curto espaço de tempo.

2015jun10-2

1) Concentre-se
Concentrar-se é uma tarefa que parece fácil, mas é uma das mais complicadas neste mundo repleto de tecnologia e informação. Concentrar-se é negar tudo ao redor, celulares, redes sociais, blogs, televisão, e deslocar o foco apenas para a leitura.

2) Otimize sua velocidade
Para tanto, pratique por meio da leitura. Use a ajuda de um guia, como uma régua, uma caneta, linha por linha para não se perder. Evite, também, voltar atrás: siga adiante no texto. Amplie seu campo de visão movimentando os olhos para o todo e jamais leia as palavras em voz alta, pois que essa atividade deixa a leitura mais lenta.

3) Compreenda
Cada tipo de leitura exige um nível de compreensão. Não é a mesma coisa ler uma obra de ficção infantil e ler uma obra de Antropologia Ameríndia. Logo, antes de começa a ler, veja com que tipo de texto lidará e qual é o nível de atenção que ele exigirá.

2015jun10-3

4) Memorize
Quase metade do que aprendemos é esquecido por falta de revisão. Por esse motivo enfatizamos a “repetição” por meio de notas (resumos, fichamentos etc)., do ensinamento (aulas em conjunto, aulas para amigos etc.), ou de mapas mentais (conexões entre ideias).

A partir destes 4 pontos, o processo de leitura tende a ser mais completo e efetivo. Outros fatores, é claro, também podem auxiliar, como um ambiente acolhedor, silencioso e iluminado. O importante é nunca desistir de uma leitura e persistir nas dificuldades!