Quando se fala em Fonoaudiologia, muitos, em geral, pensam apenas nas questões auditivas e fonéticas. Contudo, tal ciência lida com muito mais áreas e atua no tratamento de diversas outras questões. Por essa razão, hoje o SOMA traz uma pequena introdução a respeito do que faz um fonoaudiólogo e dos benefícios que o tratamento junto a este profissional pode trazer.
Um fonoaudiólogo desenvolve terapias e métodos de prevenção no que tange a voz, a audição, a linguagem e a motricidade. Em resumo, atuando junto a bebês, crianças, adutos e idosos, o professional da área trabalha com a comunicação oral e escrita, a expressão e a compreensão (linguagem), as quais influenciam diretamente a vivência social e profissional; com a voz e os problemas a ela associados, como a rouquidão; com a habilitação e reabilitação de funções relacionadas à mastigação, deglutição, respiração, articulação da fala e expressão facial (motricidade).
Especialmente na infância, a consulta ao Fonoaudiólogo é de extrema importância para o pleno aprendizado cognitivo, linguístico e motor da criança. Isso porque a avaliação feita por este profissional consegue identificar a etapa do desenvolvimento em que a criança se encontra e, a partir dessa identificação, um tratamento efetivo na aquisição das funções ausentes pode ser iniciado.
Os pais e a escola, se for o caso, devem ser orientados a partir das observações feitas pelo fonoaudiólogo para que, da forma mais breve o possível, haja a reestruturação ou aquisição funcional por parte da criança.
A pronúncia errônea ou a dificuldade da pronúncia de alguns sons, a demora para falar, a respiração pela boca, a gagueira, os problemas com ritmo, a rouquidão frequente, a dificuldade motora na escrita, a troca e omissões de letras, a dificuldade na leitura e redação, a mastigação de boca aberta, os problemas na audição são indícios para que haja a procura por um profissional da Fonoaudiologia.
Além disso, não nos esqueçamos de que pacientes com deficiência mental, síndrome de down, paralisa cerebral, asma, câncer de laringe, esclerose múltipla, fissura lábiopalatino e deficiência auditiva também são beneficiados pelo tratamento fonoaudiológico. A comunicação e a sociabilidade, aos poucos, são restabelecidas, e o paciente pode, assim, dar continuidade a seu processo de aprendizado cognitivo.
O SOMA, sabendo da importância da Fonoaudiologia no processo de aprendizado e, acima dele, de comunicação, também oferece o atendimento e tratamento necessários ao aluno. Saiba mais como a nossa escola trabalha e integra as diversas áreas da saúde e do ensino, consulte-nos pelo atendimento@somaeduca.com.br ou pelo (19) 3289-3009.